quinta-feira, 16 de março de 2017

...Recebemos o Seu Testemunho Escrito.


 “Se recebemos o testemunho dos homens, o Testemunho de Deus é maior…”
1João 5.9

Quando nos referimos ao Seu Testemunho não estamos a falar de traduções mas de cópias.





Recebemos o Testemunho de Deus e copiamo-lo, agora, para o formato digital, permitindo assim que este possa estar ao alcance de biliões de pessoas em todo o mundo. (1,2)



Há cinco séculos, com a invenção da imprensa, Este Testemunho foi impresso, tanto o texto grego como o hebraico, em várias edições e centenas de cópias, que serviram de base para as mais importantes traduções da Bíblia, particularmente nos séculos XVI e XVII, como a de Lutero, Jacques Lefèvre d'Étaples, Casiodoro de Reina, Coverdale, Genebra, King James, João Ferreira de Almeida e muitas outras até os nossos dias. (3,4,5,6)



O texto grego do Novo Testamento que Erasmus compilou resulta do desejo de ver na tradução o reflexo genuíno do texto grego. A base textual que usou, apesar de não a podermos conhecer com inteireza, foi na altura suficiente para que o Testemunho fosse reunido e recebido como tal até aos nossos dias. (7)
A prova disso é que hoje podemos usufruir deste Testemunho online, na edição de Stephanus (1550). (8,9)

É verdade que nos finais do séc. XIX se compilou um novo texto grego, mas não é menos verdade que este põe em causa o Testemunho. (10)

Por sua vez, a Bíblia Rabínica ou texto hebraico que Jacob B. Hayyim compilou, editado por Daniel Bomberg em 1524/25 reuniu os três pilares da bíblia hebraica, a Tora ou a Lei, Neviim ou os Profetas e Kethuvim ou os Escritos, isto é, a Tanakh ou Velho Testamento. (11,12)



A compilação feita por Hayyim resultou num texto de confiança aceite desde então como o texto padrão para as traduções do Velho Testamento até os nossos dias. (13)

Importa perceber que o que está aqui em causa é o Texto e não as anotações, pontuações, ou interpretações que acompanham o Texto hebraico.

Antes de ser impresso o Testemunho foi copiado em códice, um conjunto de folhas de papiro, pergaminho, velino ou tábulas unidas como um livro. (14)


Manuscritos que datam desde o séc. II chegaram até nós, nos quais podemos perceber em muitos deles degradação, mutilação e em alguns até a falta de respeito pelo Testemunho, mas na sua maioria são exemplos pequenos e outros grandes da fidelidade do texto que chegou até nós. (15,16)

Um pequeno exemplo, entre milhares de fragmentos existentes, é o do evangelho de João 18.31-33,37,38 do século II. (17)

Já os Códice de Aleppo (Séc. IX) e o de Leningrado (Séc. X) são grandes exemplos nos quais podemos perceber o profundo respeito com que o Texto hebraico tem sido transmitido, exemplos que podemos usufruir online. (18,19,20,21,22,23)

Do Novo Testamento escrito no século I temos apenas referências e testemunhos, que nos conduzem ao longo de séculos por caminhos turbulentos mas que nos apontam para UM Testemunho. (24,25)


O Texto hebraico recua ao tempo em que os manuscritos eram redigidos em rolos de pergaminho, suporte no qual foram feitas centenas de cópias do Testemunho para serem lidas nas sinagogas espalhadas pela Ásia. (26,27)

Os rolos encontrados em Qumran que datam do primeiro século a.C. ilustram a perseverança de todos aqueles que trabalharam com dedicação e profundo respeito pelo Testemunho que receberam e transmitiram, mesmo debaixo das mais adversas condições de que a história nos relata. (28,29)

Antes do pergaminho fizeram-se cópias em papiro das quais foi encontrado um excerto de Êxodo 20.2-17 do séc. II a.C. (30,31)


Há cerca de 400 anos, em cativeiro, o povo judeu assistiu à destruição de quase tudo o que possuíam, mas O Testemunho foi a sua força para permanecerem vivos e voltarem às suas raízes como aconteceu no IV século quando puderam voltar para Jerusalém e ali novamente ler e ensinar ao povo O Testemunho, particularmente a Tora ou Lei. (32)

O hebraico nesta altura, apesar de ter sofrido mudanças no tipo de carateres, não deixou de ser o que era como língua hebreia. (33,34,35)

Um fragmento de Números 6:24-26 e um de Êxodo 13.19- do Séc. VII a.C. ilustram o tipo de escrita nesta altura e ao mesmo tempo testificam do Testemunho. (36,37)

Quando Deus no séc. XIV a.C. dá a Lei, é apenas o começo de todo um conjunto de Escrituras que resultam no Seu Testemunho Escrito, finalizado no I Séc. A.D. (38)

A ordem de Deus foi para que fossem feitas cópias e são estas que passaram de mão em mão até chegarem às nossas.          









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